O Eng. Camilo de Mendonça é uma referência para o distrito de Bragança. Passado o centenário sobre o seu nascimento é bom recordar que nesta terra houve quem a pensou e a preparou.
Muito antes de se falar em globalização, na União Europeia, em "think global, act local" ou em "sinergias", o Eng. Camilo de Mendonça teve a epifania de pensar o Nordeste Transmontano como um grande todo, capaz de produzir, transformar e exportar dos melhores produtos agrícolas que este país tinha para oferecer.
O Complexo Agroindustrial do Cachão foi o expoente máximo do seu plano, foi a infra-estrutura que mostrou ser possível aquilo que outros tinham como sonhos ou miragens e que ligou como uma rede única as barragens e albufeiras para a produção agrícola e a linha férrea para escoar o produto final.
Infelizmente foi-se o homem e o sonho, o Complexo do Cachão andou em mãos de políticos sem habilidade para a gestão e hoje nada temos.
Correção, temos uma classe política que pouca formação tem além de manobrar as instituições públicas, manobrar as direções das IPSS, a contratação de pessoal e as vagas quando necessário. Tudo o que precisam para garantir os votos necessários para a sua permanência no cargo.
Desses, infelizmente temos demais...
Imagem de 2016 - Fotografia do Mensageiro de Bragança